Projeto Plantas
3º ano - Ensino Fundamental
Professoras: Elaine Scotti Alvarenga – Maria de Fátima Jatobá Crestani – Rosecleia Spader
Apresentação/Justificativa
Sabendo que as plantas são a base da cadeia alimentar e representam o centro das relações de equilíbrio do planeta, estabeleceremos conexões entre as características e comportamentos dos seres vivos, analisando também as condições do ambiente em que vivemos, valorizando a diversidade biológica que nos cerca.
Problematização (Pesqisa):
• Qual a relação existente entre as plantas e os demais seres vivos?
• Quais as características que fazem as plantas serem classificadas como seres vivos?
• As plantas estão vivas?
• As plantas servem de alimento para os animais?
• Qual a alimentação das plantas?
• As plantas absorvem água?
• Qual a importância das partes das plantas na absorção de água e de substâncias importantes para sua nutrição?
• As plantas podem produzir seu próprio alimento? Como?
• Qual a relação existente entre vegetais e animais na cadeia alimentar?
• Qual a importância das plantas para o equilíbrio do planeta?
• Quais as formas de reprodução das plantas?
Objetivo:
• Explorar habilidades e os conhecimentos que os alunos possam adquirir sobre as plantas por meio da informática – analisando o que pensam e como pensam.
Desenvolvimento:
· Ler, discutir e relatar sobre: As Plantas (partes efunções) em textos informativos e instrucionais no laboratório de informática.
· Realizar experimentos afim de confirmar e/ou retificar hipóteses.
· Fazer relatos orais e escritos no Word.
· Relatos e recontos de acontecimentos, histórias e experiências vividas.
· Pesquisa na internet sobre o assunto trabalhado partindo de um roteiro.
• Confecção de cartazes com materiais diversos e figuras extraidas da internet .
• Produção de desenhos no Paint.
Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma individualizada e por grupos, através de atividades contínuas e diagnósticas. Os alunos farão experimentos seguidos de um relato oral escrito no Word. No decorrer do trabalho, serão observados, também, a participação ativa e o interesse na realização das atividades – tanto individuais quanto em grupo – assim como a cooperação, a socialização e o respeito demonstrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário