sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto Plantas

 Projeto Plantas
 3º ano - Ensino Fundamental 
Professoras: Elaine Scotti Alvarenga – Maria de Fátima Jatobá Crestani – Rosecleia Spader

Apresentação/Justificativa
Sabendo que as plantas são a base da cadeia alimentar e representam o centro  das relações de equilíbrio do planeta, estabeleceremos conexões entre as  características e comportamentos dos seres vivos, analisando também as  condições do ambiente em que vivemos, valorizando a diversidade biológica que  nos cerca.

Problematização (Pesqisa):
• Qual a relação existente entre as plantas e os demais seres vivos?
• Quais as características que fazem as plantas serem classificadas como seres vivos?
• As plantas estão vivas?
• As plantas servem de alimento para os animais?
• Qual a alimentação das plantas?
• As plantas absorvem água?
• Qual a importância das partes das plantas na absorção de água e de substâncias importantes para sua nutrição?
• As plantas podem produzir seu próprio alimento? Como?
• Qual a relação existente entre vegetais e animais na cadeia alimentar?
• Qual a importância das plantas para o equilíbrio do planeta?
• Quais as formas de reprodução das plantas?

Objetivo:
• Explorar habilidades e os conhecimentos que os alunos possam adquirir sobre as plantas por meio da informática – analisando o que pensam e como pensam.

Desenvolvimento:
·         Ler, discutir e relatar sobre:  As Plantas (partes efunções) em textos informativos e instrucionais no laboratório de informática.
·         Realizar experimentos afim de confirmar e/ou retificar hipóteses.
·         Fazer relatos orais e escritos no Word.
·         Relatos e recontos de acontecimentos, histórias e experiências vividas.
·         Pesquisa na internet sobre o assunto trabalhado partindo de um roteiro.
• Confecção de cartazes com materiais diversos e figuras extraidas da internet . 
• Produção de desenhos no Paint.

Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma individualizada e por grupos, através de atividades contínuas e diagnósticas. Os alunos farão experimentos seguidos de um relato oral  escrito no Word. No decorrer do trabalho, serão observados, também, a participação ativa e o interesse na realização das atividades – tanto individuais quanto em grupo – assim como a cooperação, a socialização e o respeito demonstrados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário